MACAPÁ TERÁ SEGUNDO TURNO PARA ELEIÇÃO DE PREFEITO
Atualizado em 12 de janeiro de 2021 às 10:07 pm
No último domingo (06/12), a cidade de Macapá, capital do Amapá, realizou o primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, após a suspensão do pleito eleitoral, por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em virtude do apagão que atingiu 13 municípios do Estado, incluindo a capital. Assim, no primeiro turno das eleições, foram eleitos 23 vereadores para a Câmara Municipal, contudo, a eleição para o cargo de prefeito será decidida em segundo turno.
Macapá foi a única capital do país com as eleições adiadas, por conta da falta de segurança em meio ao apagão que o Amapá enfrentou por mais de 20 dias no mês de novembro. O presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, esteve na cidade para acompanhar o pleito e em entrevista coletiva defendeu a segurança das eleições municipais na capital e explicou que não apenas a questão do apagão afetou a capital, mas também a segurança pública, motivo pelo qual o adiamento não se estendeu aos outros municípios do Amapá.
O candidato mais votado no primeiro turno da eleição municipal para a Prefeitura do Macapá foi Josiel Alcolumbre (DEM), contando com 59.511 votos, correspondente à 29,47% dos votos válidos. O segundo candidato mais votado foi o Dr. Furlan (Cidadania), que fez 16,03% dos votos válidos, correspondente a 32.369 votos.
Nesse sentido, o resultado leva os dois candidatos ao segundo turno e é visto como uma consequência direta da crise energética no Estado, que levou ao adiamento das eleições em Macapá. Destaca-se que a crise energética, que fez Macapá e quase todas as outras cidades do estado a ficarem sem energia por mais de 20 dias, teve impacto na campanha de Josiel, visto como o candidato da continuidade da administração municipal, do governo estadual e do governo federal.
Josiel (DEM)
Vice: Silvana Vedovelli (Avante)
José Samuel Alcolumbre Tobelem, conhecido como Josiel, tem 47 anos, é natural de Belém do Pará e concorre a um cargo público pela primeira vez. É casado e tem uma filha. Foi emancipado aos 16 anos para trabalhar e ajudar a família. Atualmente, é empresário no setor privado e jornalista. Filiado ao partido Democratas desde 2010, é o atual presidente do Diretório Municipal do partido em Macapá. Josiel é irmão do senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, e primeiro suplente no cargo. Integra a coligação “Macapá em primeiro lugar”, formado pelo DEM, Avante, PDT, PSC, PL, PV, PSDB, PSD, Solidariedade, PROS, Republicanos e PP, tendo como candidata a vice-prefeita, a enfermeira e ex-secretária Municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.
Dr. Furlan (Cidadania)
Vice: Monica Penha (MDB)
O candidato Antônio de Oliveira Furlan, conhecido como Dr. Furlan, tem 47 anos. É deputado estadual desde 2011, cumprindo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Amapá. É casado e tem sete filhos. Ele nasceu na Costa Rica, quando os pais se mudaram de país para estudar. Pela legislação, ele é brasileiro, considerando que filhos de pais brasileiros que estudam ou trabalham em outro país permanecem com nacionalidade brasileira. Formado em medicina, é cirurgião cardiovascular. Concilia até hoje as atividades de médico com as atividades de deputado. Integrando a Coligação “de coração por Macapá”, formada pelo Cidadania, MDB e PMN, conta com a instrumentadora cirúrgica Monica Penha, como candidata a vice-prefeita.
O segundo turno em Macapá será realizado em 20 de dezembro.
Com informações da Agência de Notícias do Senado