Rodrigo Lorenzoni é convidado para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre

19 de março de 2021

Na última quarta-feira (17/03), o Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Lorenzoni, oficializou sua saída do Governo do Estado, para assumir o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre.

Em janeiro, o Governador, Eduardo Leite, sancionou uma lei que dividiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em duas pastas: a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A pasta de Desenvolvimento Econômico está a cargo de Edson Brum, empossado no dia 8 de março. O Governador deve indicar nome titular para a Secretária de Turismo.

O prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, convidou Lorenzoni para assumir a Secretária Municipal de Desenvolvimento, no início da semana. A secretaria estava sendo comandada interinamente pelo vice-prefeito, Ricardo Gomes, desde o início do governo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDET) tem a missão de administrar as demandas relativas à indústria, comércio, produção, turismo, inovação e licenciamentos. Cabe à secretaria planejar, formular, implementar, fomentar, coordenar, fiscalizar, articular, controlar e acompanhar as políticas públicas para o desenvolvimento econômico e turismo.

A SMDET também é responsável por desenvolver e executar as políticas públicas para captação de investimentos, fomento do empreendedorismo e ampliação da competitividade local; fazer o licenciamento das atividades econômicas; elaborar as políticas para o desenvolvimento territorial rural; e atuar em conjunto com a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) no desenvolvimento da política tributária do Município de Porto Alegre concernente à atividade econômica.

Lorenzoni escreveu em sua rede social que assume a pasta motivado em lutar pelas áreas de segurança, educação e saúde.

Rodrigo Marques Lorenzoni é um político e médico veterinário, filiado ao partido Democratas (DEM), filho do também político democrata Onyx Lorenzoni. Empreendedor e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com extensão na School of Business Administration da Universidade de Miami (EUA).

Lorenzoni foi secretário de estado durante os primeiros meses do governo de Eduardo Leite, assumindo a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), de 1º de janeiro de 2019 até 8 de abril de 2019.

Deputado Estadual suplente, assumiu o mandato como titular por onze meses, de 8 de abril de 2019 até 20 de fevereiro de 2020, como suplente do Deputado Ruy Irigaray.

Na oportunidade foi fundador da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha (FPA Gaúcha) e a da Frente Parlamentar em Defesa da Pavimentação da BR 470, além de ter integrado as Comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; e de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e ocupar a vice-liderança da Bancada do Democratas (DEM).

Autor da Lei de Liberdade Econômica no RS (Lei nº 15.431, de 27 de dezembro de 2019), que cria a Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica.

Após o retorno de Ruy Irigaray para a ALRS, foi nomeado Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Com a divisão da secretária pelo governador Eduardo Leite, em Secretaria de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Lorenzoni assumiu o comando do Turismo.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: