Presidente Jair Bolsonaro decide se filiar ao Partido Liberal (PL)
09 de novembro de 2021
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) definiu, nesta segunda-feira (08/11), que se filiará ao Partido Liberal (PL) para disputar a reeleição para o cargo da presidência da república em 2022. A sigla tem a terceira maior bancada da Câmara com um total de 43 deputados, ficando atrás apenas do PSL (54 deputados) e do PT (53 deputados).
Embora ainda não tenha anunciado publicamente sua ida para o partido, uma última reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da sigla e ex-deputado Valdemar Costa Neto, está prevista para ocorrer na quarta-feira (10/11), para acertar os detalhes da filiação, ato que estaria previsto para ocorrer no dia 22/11, em Brasília, data simbólica, por ser o número da sigla, contando com a presença de integrantes do partido.
Atualmente, existem 33 partidos políticos, e Jair Bolsonaro já filiou-se a oito partidos, está indo para o seu nono partido em 20 anos na carreira política.
Bolsonaro chegou a tratar da sua filiação com outras legendas, como o Progressistas (PP), Patriota, Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), dentre outros. Contudo, as negociações não foram levadas adiante depois de alguns impasses.
O chefe do Executivo está sem partido há 02 anos, quando deixou o Partido Social Liberal (PSL), sigla que o elegeu, em novembro de 2019. Desde que deixou o PSL, o presidente tentou criar sua própria legenda, o Aliança pelo Brasil, entretanto, não conseguiu registrar número de assinaturas suficientes para a criação da legenda partidária.
Possível acordo entre o PP e o PL
Ainda que o presidente Jair Bolsonaro não tenha confirmado sua filiação ao partido, o PL e o PP estariam discutindo um possível acordo entre as legendas, a fim de formar uma chapa conjunta para concorrer às eleições presidenciais.
Caso Bolsonaro confirme sua ida ao partido presidido por Valdemar Costa, caberia ao PP sugerir um nome para disputar a Vice-Presidência em chapa com o mandatário.
Ainda que se ventila a possibilidade de uma chapa entre o PP e o PL, ainda que não foram definidos os nomes favoritos para disputar a Vice-Presidência ao lado de Bolsonaro. No PP, um nome considerado como opção para concorrer ao cargo de vice-presidente é o do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP/PI).
Tanto o PP quanto o PL têm Ministros em exercício no Palácio do Planalto. O PP tem Ciro Nogueira como Ministro da Casa Civil, e o PL tem Flávia Arruda como Secretária de Governo.
AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial