Luciano Bivar é confirmado como pré-candidato à Presidência pelo União Brasil

19 de abril de 2022

Na última quinta-feira (14/04), foi anunciada a decisão de oficializar a pré-candidatura à Presidência da República, pelo União Brasil, de Luciano Bivar – que também é presidente do partido. A indicação de Bivar foi aprovada, por unanimidade, pela Comissão Executiva Nacional Instituidora do União Brasil – fruto da fusão do DEM com o PSL.

Próximo ao fechamento da janela partidária, o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro deixou o Podemos em busca de uma legenda com maior estrutura e ingressou no União Brasil, partido que possui maiores recursos financeiros e tempo de televisão.

O União Brasil está negociando o lançamento de uma candidatura única ao cargo de presidente da república com o MDB, PSDB e Cidadania. Desta forma, o atual pré-candidato, Luciano Bivar, irá se retirar das negociações, a fim de “facilitar o diálogo”. Os novos representantes do União Brasil nessas tratativas serão o vice-presidente Antônio de Rueda; o Deputado Elmar Nascimento (BA); o Senador, Davi Alcolumbre (AP).

Luciano Bivar, nasceu em Recife/PE, formado em direito, com pós-graduação em Educação Financeira e Direito Comparado. Bivar é empresário e atua no ramo de seguradora. Atualmente, é presidente nacional do União Brasil.

Foi eleito a deputado federal em 1998 pelo PSL, partido que presidiu ininterruptamente entre 1998 e 2018. Integrou as Comissões Permanentes de Constituição, Justiça e Cidadania, Finanças e Tributação, Viação e Transportes e as Comissões Especiais de criação do Imposto Único Federal (IUF).

Em junho de 2006, candidatou-se à presidência da República na legenda do PSL. No lançamento de sua candidatura, defendeu ideias como a instituição de um Imposto Único Federal, que isentaria as pessoas da cobrança de uma declaração anual de imposto de renda, a construção de uma rodovia ligando o Norte ao Sul do Brasil. Nas eleições realizadas , obteve 0,06% dos votos (62.064 votos).

Retornou em 13 de julho de 2017 à Câmara dos Deputados, após a nomeação de Kaio Maniçoba (PMDB) para a secretaria de Habitação do Estado de Pernambuco. Atualmente, é deputado federal após ser eleito nas eleições gerais brasileiras de 2018 para o mandato 2019-2022.

Importa destacar que as legendas têm até a data de 15 de agosto para registrar junto ao Tribunal Superior Eleitoral os seus candidatos.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: