Eleição dos novos presidentes da Câmara de Deputados e do Senado Federal será no dia 1º de fevereiro
21 de janeiro de 2025

A eleição para os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como para os demais cargos das Mesas Diretoras das casas legislativas, está marcada para sábado, dia 1° de fevereiro.
A Mesa compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.
O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato à presidência da casa precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (ou seja, 257 votos na Câmara de Deputados e 41 no Senado Federal) ou ser o mais votado no segundo turno.
No Senado Federal os trabalhos da eleição devem começar ainda pela manhã, com a sessão preparatória, na qual é eleito o presidente, marcada para as 10h. Já na Câmara de Deputados, o início dessa sessão preparatória está marcado para às 16 horas.
Para suceder a Artur Lira (PP-AL), na presidência da Câmara, o nome mais cotado é o de Hugo Motta (Republicanos-PB). O parlamentar é apoiado por todos os partidos da Casa — exceto o PSOL e o Novo. Além dele, o Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) também se declarou oficialmente como candidato à presidência da casa.
Já na presidência do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) é o mais cotado para assumir o posto de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador é apoiado por oito partidos — exceto MDB, PSDB e Novo.
A definição da presidência do Senado Federal e da Câmara de Deputados pode ser determinante para o andamento de questões cruciais que estão em pauta no Legislativo no ano de 2025, que terá ano com foco em pautas ambientais, econômicas e regulação da IA. Estão pendentes ainda de votação: a lei orçamentária anual, projetos como a regulamentação da reforma tributária, a autonomia do Banco Central, as pautas ambientais que serão levadas à COP-30, a regulação da Inteligência Artificial, entre outros.
Na segunda-feira, 3 de fevereiro, os trabalhos legislativos do Congresso Nacional serão abertos sob a direção da nova Mesa Diretora. A sessão solene que abre o ano legislativo é feita com a participação de representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e é o local onde se discutem as expectativas para o ano de trabalho no Congresso, os temas prioritários para o país e também a relação entre os três poderes.
Permanecemos à disposição através do e-mail legislativo@agfadvice.com.br e do telefone (51) 3573-0573.
AGF Advice Consultoria Legislativa e Relações Governamentais