GOVERNADOR ELEITO EDUARDO LEITE ANUNCIA O FUTURO CHEFE DA CASA CIVIL E NOVOS SECRETÁRIOS
Atualizado em 11 de dezembro de 2018 às 4:21 pm
MANDATO DO TUCANO CONTARÁ COM 22 PASTAS
O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) pretende contar com 22 secretários no seu mandato, que começará em 1º de janeiro de 2019.
Os primeiros nomes anunciados foram Marco Aurélio Santos Cardoso, na Fazenda, e Otomar Vivian, na Casa Civil.
Confira quais são os nomes já anunciados:
Fazenda
Marco Aurélio Santos Cardoso
Funcionário de carreira do BNDES e superintendente de crédito do banco de fomento. Na prefeitura do Rio, durante a gestão de Eduardo Paes, foi secretário da Fazenda de 2012 a 2016. Antes disso, ocupou a subsecretaria do Tesouro Municipal de 2009 a 2012. Em 2016, assumiu a área de crédito do BNDES a convite de Maria Silvia Bastos Marques.
Casa Civil
Otomar Vivian
Filiado ao PP, tem mais de 30 anos de vida pública.
Com mais de 30 anos de vida pública, Otomar Vivian, graduado em Educação Física, iniciou sua carreira como professor na rede pública estadual em 1976. De 1987 a 1982, foi secretário Geral do município de Caçapava do Sul, do qual foi prefeito de 1983 a 1988. Deputado estadual, de 1991 a 1994, atuou na Presidência da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Em 1995, foi presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE-RS) e, de 1996 a 1998, foi secretário da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, no governo de Antonio Britto (MDB).
Em 1999, novamente deputado, exerceu a presidência da Assembleia Legislativa no ano 2000. Em 2001, assumiu a presidência da Comissão Especial para tratar de assuntos de Previdência do Estado e em novembro de 2001 foi indicado como o 1º Ouvidor-Geral da Assembleia Legislativa. De janeiro de 2003 a setembro de 2008, foi novamente presidente do IPE. Desde novembro de 2008, ocupava o cargo de diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Planejamento
Leany Lemos
Formada em Letras pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado em Ciência Política pelas universidades de Oxford e Princeton. Foi secretária no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), no Distrito Federal até julho de 2018, quando deixou o cargo para disputar o Senado, mas concorreu como suplente da senadora eleita Leila do Vôlei. Foi servidora do Senado por mais de 20 anos, assessora nos gabinetes de Darcy Ribeiro, Roberto Freire (PPS) e de Cristóvam Buarque.
A escolha de Leany nasceu de uma consulta do economista Aod Cunha, feita a pedido de Leite.
Comunicação
Tânia Moreira
A pasta da Comunicação ficará com Tania Moreira, trabalhou na campanha eleitoral do prefeito Nelson Marchezan, foi secretária de Comunicação da prefeitura de Porto Alegre de janeiro a setembro de 2017 e coordenadora de Programação da TVE.
Procuradoria-Geral do Estado
Eduardo Cunha da Costa
Para o cargo de Procurador-Geral do Estado, o governador eleito anunciou o nome do atual subprocurador para Assuntos Jurídicos da PGE-RS, Eduardo Cunha da Costa, para assumir a Procuradoria-Geral. Eduardo Cunha possui formação em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é doutorando em direito pela Universidade de Roma, na Itália. Tem experiência em direito administrativo e direito processual civil.
Com Informações do G1