APROVADO PROJETO DE LEI DE TRANSPARÊNCIA NA COBRANÇA DO IPTU
Atualizado em 12 de fevereiro de 2019 às 7:09 pm
Nesta segunda-feira (11/02) em sessão plenária realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n° 305/2017 de autoria do Vereador Felipe Camozzato (NOVO), que institui a política de transparência na cobrança do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) na Capital.
A proposta tem como objetivo fornecer na guia de arrecadação do IPTU, de forma objetiva e concisa o valor total de arrecadação oriunda do tributo no bairro em que está localizado o imóvel no ano anterior; o percentual de inadimplentes naquela localidade; as variáveis envolvidas e a fórmula de cálculo utilizada para se obter o valor do tributo do imóvel; e as instruções atinentes a prazos, requisitos e provas necessárias para abertura de procedimento instituído para revisão, reclamação, contestação ou impugnação do tributo lançado.
Além disso, o texto determina que as informações completas e pormenorizadas serão disponibilizadas aos cidadãos na internet, em endereço eletrônico a ser informado na guia de arrecadação do IPTU.
O autor justifica a proposta sob o argumento que deverá ser instituída uma relação de cunho cooperativo entre a administração tributária municipal e o cidadão, com a finalidade de ampliar os espaços de controle da cidadania em torno da cobrança dos tributos.
Clique aqui para acessar a íntegra do Projeto de Lei.
Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos através do e-mail agfadvice@agfadvice.com.br ou do fone (51) 3573.0573.