AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE INOVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARA O RIO GRANDE

24 de junho de 2019

Discutir o papel de iniciativas inovadoras e criativas como matriz de desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul. Este foi o propósito da audiência pública “Sistemas de Inovação: desafios e oportunidades para uma agenda de desenvolvimento”, promovida na manhã da última quarta-feira (19) pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e presidida pelo deputado Tiago Simon (MDB).

A Audiência Pública trouxe a manifestação do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, de diretores de parques tecnológicos e de representantes de universidades e de entidades ligadas ao setor criativo. Entre as soluções apresentadas pelas autoridades da área estão o aperfeiçoamento da legislação, a criação de um fundo para investimentos no setor e a regionalização dos ambientes do conhecimento.

Segundo o Deputado Tiago Simon, a inovação é o caminho para a transformação da economia gaúcha. “O Rio Grande do Sul é o segundo maior polo de inovação do país, com 27 polos, 21 parques e 30 incubadoras tecnológicas, e possui o segundo maior número de doutores per capta do Brasil. É preciso refletir sobre as novas perspectivas de desenvolvimento. E, não tenho dúvidas: a integração dos sistemas de inovação é a nossa principal mola de desenvolvimento econômico”.

O Secretário Lamb, por sua vez, apresentou a estratégia desenvolvida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) para colocar a inovação e o conhecimento criativo como indutores do desenvolvimento gaúcho. “O nosso modelo está alinhado à estratégia nacional”. A pasta possui quatro programas principais para a área: Innova RS; Conecta RS; Desenvolvimento de Áreas Portadoras de Futuro; e Empreendedorismo Intensivo em Conhecimento.

O professor UFRGS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, falou sobre o programa Pacto Alegre – um movimento que apresenta 24 projetos e contempla seis macrodesafios: imagem da cidade; modernização da administração pública; educação e talentos; ambiente de negócios; transformação urbana; e qualidade de vida. “O Pacto Alegre busca transformar a nossa Capital em um ecossistema global de inovação, que potencialize as competências dos gaúchos, atraia investimentos e fomente o empreendedorismo inovador”.

Os parques tecnológicos, representados na audiência pública pela diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, e pela executiva do Tecnopuc, Flávia Siqueira, estão inseridos dentro deste contexto de inovação e colocam o Rio Grande do Sul como o segundo maior polo de inovação do Brasil. Educação como indutor de inovação.

Educação como indutor de inovação

Para a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, a educação é o principal gargalo para o crescimento de atividades ligadas aos setores criativos e de inovação. “Não se faz inovação sem educação de qualidade. Nosso único ativo na criação e inovação é a educação. Não é a quantidade de alunos nas escolas que conta, e sim a qualidade da matemática, física e química. É isso que vai fazer a gente ter inovação. Trabalhar inovação é trabalhar educação”, ressaltou a Diretora.

Presenças

A audiência pública contou, ainda, com a presença dos deputados Carlos Búrigo (MDB), vice-presidente da comissão, Fernando Marroni (PT), Eduardo Loureiro (PDT), Adolfo Brito (PP), Pedro Pereira (PSDB), Dalciso Oliveira (PSB), Eric Lins (DEM), Rodrigo Lorenzoni (DEM), Fábio Ostermann (NOVO), Fábio Branco (MDB), e Frederico Antunes (PP); do presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, Carlos Eduardo Aranha; do presidente do SEPRORGS, Diogo Rossato; do pró-reitor de Extensão da UFSM, Rudiney Soares Pereira; do vice-presidente da Federasul, Rafael Goelzer; da representante da Fiergs, Thaise Graziadio; entre outras autoridades. 

A pauta está indiretamente atrelada a Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação do RS que foi lançada na Assembleia Legislativa, na última semana, por proposição do deputado estadual Fábio Branco (MDB), com o apoio do SEPRORGS, demais entidades, e também do Secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, e do Secretário-Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.

Com informações da Agência AL/RS

Compartilhe: