BOLSONARO NOMEIA O DELEGADO ROLANDO ALEXANDRE DE SOUZA PARA O COMANDO DA POLÍCIA FEDERAL
05 de maio de 2020
O presidente Jair Bolsonaro nomeou o delegado Rolando Alexandre de Souza para o cargo de Diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada nesta segunda-feira (4), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), através do Decreto de 4 de maio de 2020 . A nova nomeação ocorreu após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em que o Ministro Alexandre de Moraes suspendeu monocraticamente a indicação de Alexandre Ramagem ao cargo de comando, o que culminou na revogação do ato, pelo Presidente da República.
Rolando Alexandre de Souza é delegado da Polícia Federal e, atualmente, ocupava o cargo de secretário de Planejamento na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a convite de Alexandre Ramagem. Antes, entre os anos de 2018 e 2019, Souza foi superintendente da Polícia Federal em Alagoas e, em 2007, chefiou a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) em Rondônia.
Rolando também foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos, ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência da Polícia Federal em Rondônia, fez parte da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e é especialista em crimes financeiros.
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) se manifestou sobre a nomeação do novo Diretor-geral da Polícia Federal, em nota publicada no site oficial da entidade, reafirmando o compromisso de manter a vigilância em relação à autonomia das operações e dos trabalhos investigativos da Polícia Federal, afirma que Rolando Souza é um nome técnico e preparado para assumir a missão, em um momento de muitos desafios.
Acesse a íntegra do Decreto com a nomeação do novo Diretor-geral da Polícia Federa, Rolando Alexandre de Souza.
Com informações de Valor Econômico