ANÁLISE POLÍTICA: CENTRÃO CRESCE, PT RETRAI E PSOL SURPREENDE

Atualizado em 12 de janeiro de 2021 às 10:14 pm

Em um ano atípico, marcado pela pandemia de Covid-19, o primeiro turno das Eleições Municipais começou a desenhar mudanças no cenário político.

Analisando os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível verificar o avanço de partidos de centro e de direita, a abstenção recorde de eleitores e o surgimento de jovens lideranças. Ainda, outro aspecto que se observa, é o destaque do PSOL nestas eleições.

Nestas eleições, o bloco de partidos denominado “Centrão” ganhou força e cresceu como uma alterativa à polarização apresentada nas eleições de 2018. Destes, há destaque para o Democratas (DEM), antigo PFL, que venceu em 3 das 6 capitais que elegeram seus prefeitos em primeiro turno: Curitiba (PR), reelegeu o atual prefeito Rafael Greca (DEM); Florianópolis (SC), que reelegeu o atual prefeito Gean Loureiro (DEM); e Salvador (BA), que elegeu Bruno Reis (DEM), atual vice-prefeito da capital baiana.

DEM

Para o DEM, a conta pode fechar em até cinco vitórias, caso vençam os candidatos Josiel Alcolumbre em Macapá (AP), que liderava as pesquisas eleitorais, contudo, o pleito foi adiado por causa do apagão no Estado, e, em segundo turno, Eduardo Paes no Rio de Janeiro (RJ), que se filiou ao DEM em 2018.

Considerando o resultado expressivo do DEM, as vitórias representam um salto significativo para o partido em relação à eleição municipal de 2016. Do total de prefeituras disputadas, o DEM se consolidou em 459, ou seja, 193 a mais que nas eleições anteriores, quando elegeram 266 prefeitos.

PSOL

Com relação ao PSOL, o partido surpreendeu nestas Eleições. Em São Paulo (SP), por exemplo, o partido triplicou o número de vereadores (de 2 eleitos em 2016, para 6 eleitos em 2020), e se tornou a terceira maior bancada da Câmara Municipal de São Paulo. Além do mais, o candidato à prefeitura da capital paulista pelo PSOL, Boulos, irá concorrer o segundo turno com o candidato do PSDB e atual prefeito, Bruno Covas. O bom desempenho do PSOL deriva do fortalecimento da sigla durante as eleições presidenciais de 2018, considerando que a campanha de Boulos em 2018 pesou a favor da sigla, o que explica, ainda, a ida de Boulos para disputar o segundo turno em São Paulo.

Em Porto Alegre (RS), o partido se destacou na eleição dos vereadores, estando com três candidatos dentre os cinco mais votados na capital gaúcha. A vereadora mais votada da capital, Karen Santos, integra a sigla e recebeu 15.702 votos. Ainda dentre os vereadores mais votados, o PSOL ocupa a segunda posição, com o vereador eleito Pedro Ruas, com 14.478 votos, e a quinta posição, com o vereador eleito Matheus Gomes, com 9.869 votos.

PT

Após a queda no número de prefeituras identificado das Eleições de 2012 para as Eleições de 2016, mesmo ano em que ocorreu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o PT registrou mais uma queda nos números. Considerando os resultados divulgados pelo TSE, o número de prefeituras conquistadas no primeiro turno pelo Partido dos Trabalhadores (PT) foi 179, representando 75 a menos que em 2016. Apesar disso, o partido é o mais frequente em disputas no segundo turno, disputando 15 prefeituras, dos 57 municípios que realizarão segundo turno.

MDB e PP

Outro aspecto a considerar nas Eleições Municipais de 2020, o MDB e o PP foram bem sucedidos no Rio Grande do Sul, sendo eleitos para 134 e 143 prefeituras, respectivamente. Já o PSDB elegeu mais prefeitos em São Paulo, conquistando 169 prefeitas. O PSD elegeu 128 prefeitos no Paraná, estado no qual teve maior sucesso. Mesmo com a desfiliação de Bolsonaro, o PSL triplicou de tamanho em quatro anos, de 30 prefeitos eleitos em 2016, o partido passa para 90 prefeituras até agora.

Em termos percentuais, as maiores altas foram de AVANTE (+567%), PATRIOTA (+269%) e PODEMOS (+231%). Já as maiores quedas são de PTC (-94%), DC (-88%) e PMB (-67%). O levantamento não considera os candidatos a prefeito “sub judice”, que aguardam julgamento da Justiça Eleitoral.

Para melhor visualização do desempenho dos partidos nas Eleições Municipais deste ano, apresentamos os infográficos abaixo elaborados pela AGF Advice.

Número de prefeituras conquistadas, por sigla

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial