CÂMARA DOS DEPUTADOS INSTITUI COMISSÃO DE JURISTAS PARA ELABORAR REGRAS SOBRE PROCESSO CONSTITUCIONAL
Atualizado em 12 de janeiro de 2021 às 10:10 pm
A Câmara dos Deputados instituiu uma Comissão de Juristas destinada a elaborar anteprojeto de legislação que sistematiza as normas de processo constitucional brasileiro. O ato do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi editado na última terça-feira (24/11).
A criação da comissão ressalta a necessidade de consolidar e harmonizar o regime jurídico aplicável ao processamento e ao julgamento de ações de controle abstrato de constitucionalidade, das reclamações constitucionais, do mandado de segurança, do habeas data, do mandado de injunção e dos recursos extraordinários, considerando a importância de se conferir uniformidade e atualização das legislações aplicáveis à evolução da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Deste modo, a iniciativa pretende atualizar as normas vigentes.
De acordo com o ato do presidente da Câmara, a comissão terá o prazo de 150 (cento e cinquenta) dias para concluir seus trabalhos, a contar da data de instalação, prorrogáveis mediante solicitação do presidente da comissão, o ministro Gilmar Mendes, do STF.
Ademais, a comissão será assessorada por dois consultores legislativos e poderá convocar acadêmicos e especialistas para discutir as propostas legislativas a serem apresentadas.
As despesas logísticas necessárias ao funcionamento da Comissão de Juristas serão custeadas pela Câmara dos Deputados, incluindo transporte, hospedagem, organização de eventos, publicações e outras similares que sejam indispensáveis à boa consecução dos trabalhos. Contudo, a participação na comissão não será remunerada a nenhum título, constituindo serviço público relevante à Câmara.
Além do ministro Gilmar Mendes, que presidirá a comissão, terá os seguintes membros:
- – Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues, Vice-Presidente;
- – Ingo Wolfgang Sarlet (relator);
– Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch (secretário);
– André Ramos Tavares;
– Bruno Dantas;
– Clèmerson Merlin Clève;
– Daniel Antônio de Moraes Sarmento;
– Flávia Cristina Piovesan;
– Georges Abboud;
– Henrique de Almeida Ávila;
– Lenio Luiz Streck;
– Leonardo Augusto de Andrade Barbosa;
– Luís Felipe Salomão;
– Luiz Guilherme Marinoni;
– Marco Félix Jobim;
– Marcus Vinícius Furtado Coelho;
– Mauro Campbell Marques;
– Monica Herman Salem Caggiano;
– Paulo Gustavo Gonet Branco;
– Renato Gugliano Herani;
– Soraya Lunardi;
– Teresa Arruda Alvim; e
– Victor Oliveira Fernandes.
Importante destacar que, a partir de 22 de dezembro haverá o recesso legislativo, deste modo, a comissão instituída apenas realizará seus trabalhos, de fato, no retorno do recesso legislativo, em 02 de fevereiro de 2021.
Acesse a íntegra do Ato do Presidente da Câmara dos Deputados, de 24 de novembro de 2020, que institui a Comissão de Juristas.
Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários.
AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial