COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA DO DEPUTADOS SERÃO INSTALADAS NESTA SEMANA
Atualizado em 13 de março de 2019 às 4:38 pm
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, convocou reuniões para a instalação de todas as comissões permanentes da Casa nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14). As reuniões servirão para eleição dos presidentes e vice-presidentes dos colegiados.
No dia de hoje, será instalada a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), responsável pela primeira análise da Proposta de Emenda à Constituição n° 6, de 2019, conhecida como reforma da Previdência. A PEC pretende reformar o sistema de Previdência Social de trabalhadores do setor privado e de servidores públicos de todos os Poderes e de todos os entes federados (União, estados e municípios).
Ainda na quarta, no mesmo horário, deverão ser instaladas as comissões de:
– Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural;
– Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática;
– Educação;
– Finanças e Tributação;
– Minas e Energia; e
– Seguridade Social e Família.
Na quinta-feira, às 9 horas, deverão eleger presidentes e vice-presidentes das comissões de:
– Cultura;
– Defesa do Consumidor;
– Defesa dos Direitos da Mulher;
– Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
– Desenvolvimento Urbano;
– Esporte;
– Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços;
– Fiscalização Financeira e Controle;
– Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia;
– Legislação Participativa;
– Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
– Relações Exteriores e de Defesa Nacional;
– Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado;
– Trabalho, de Administração e Serviço Público;
– Turismo; e
– Viação e Transportes.
Também na quinta-feira, às 11 horas, serão instaladas as comissões de:
– Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa;
– Direitos Humanos e Minorias.
Donos das maiores bancadas da Câmara, o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e o PT, são as legendas que concentrarão o comando do maior número de colegiados, três cada um. A divisão é feita de acordo com o critério da proporcionalidade.
Além do comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Câmara, o PSL ficará com a presidência das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).
Enquanto o Deputado Federal Felipe Francischini (PSL/PR) será indicado para a presidência da CCJ, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), filho do presidente, deve ficar com o comando do colegiado das Relações Exteriores. O PT, por sua vez, ficará com o comando das comissões de Cultura (CCULT), Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e Legislação Participativa (CLP).
Cinco partidos ficarão com a presidência de duas comissões cada: MDB, PP, PR, PSB e PSD. O MDB conseguiu vencer a disputa que protagonizou com o PSL pelo comando da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), considerada o segundo mais importante colegiado da casa. O comando deve ficar com o Deputado Federal Sérgio Souza (MDB/PR). Os emedebistas também levarão a Comissão do Turismo (CTUR).
Além de presidir a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), o PP comandará a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). Ficará com o posto o deputado Neri Geller (PP-MT), que chegou a ser ministro da Agricultura no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.
Com Informações da Agência de Notícias da Câmara