COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL DIVULGA RESULTADO DO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES
Atualizado em 10 de junho de 2020 às 2:53 pm
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou nesta segunda-feira (8/6) o resultado final do 6º processo eleitoral para eleição de representantes da Sociedade Civil. A lista definitiva estabelece os novos representantes no comitê pelo Terceiro Setor, pela Comunidade Científica e Tecnológica e pelo setor empresarial.
Abaixo destacamos os titulares e suplentes eleitos, que exercerão o mandato pelo período de 3 (três) anos.
Setor Empresarial – Provedores de Infraestrutura de Telecomunicações
Setor Empresarial – Provedores de acesso e conteúdo da Internet
Setor Empresarial – Indústria de bens de informática, telecomunicações e software
Setor Empresarial – Usuário
Terceiro Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Desde 2003 o CGI.br é composto por 21 integrantes, sendo 11 representantes eleitos pela Sociedade Civil − quatro do setor empresarial, quatro do terceiro setor e três da comunidade científica e tecnológica −, nove representantes de órgãos de governo e um representante de notório saber em assuntos de Internet. O processo eleitoral do CGI.br ocorre a partir dos votos de um colégio composto por entidades representativas desses três setores, que escolhem, por meio de voto eletrônico, um candidato para representá-las. Ao total, 184 entidades de todas as regiões do país participaram das eleições.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões.
Cumpre destacar, dentre as diversas atividades do CGI.br, a publicação do Decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet, que completou dez anos em 2019 e serviu de base para a lei do Marco Civil da Internet, que representa um grande avanço para a proteção dos direitos civis dos brasileiros. O Comitê Gestor também contribuiu de forma significativa com as discussões que culminaram na aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Acesse a lista definitiva dos titulares e suplentes eleitos.
Com informações de Assessoria de Imprensa do CGI.br