Eduardo Leite anuncia secretários do seu governo no RS

03 de janeiro de 2023

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite e o vice-governador eleito Gabriel Souza, tomaram posse no último domingo, dia 01 de janeiro de 2023.

Na ocasião, também tomaram posse os secretários de estado que irão compor o governo para os próximos 4 anos. Cabe destacar que ocorreu uma reestruturação das secretarias, passando de 25 para 27 secretarias no novo governo, priorizando secretarias ao invés de direções, cargos comissionados (CC’s) e Funções Gratificadas (FGs).

Além disso, o governo também já aprovou reestruturação de cargos e aumento de salários para os novos secretários e servidores, com impacto financeiro estimado entre 1% e 1,5% nas contas do estado, através do Projeto de Lei n° 253/2022 aprovado pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2022.

Desse modo, na nova reestruturação extingue-se a Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais (previamente ocupada pela ex-senadora Ana Amélia Lemos) e o Cargo de Secretário Extraordinário.

Há também a reestruturação das secretarias de Obras, que foi dívida em duas secretarias sendo mantida a secretaria de Obras e criando a nova secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Já as secretarias de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social tiveram modificações, sendo mantida a secretaria de políticas públicas em Sistemas Penal e Socioeducativo; e a parte da justiça foi aglutinada na pasta de cidadania e direitos humanos ficando como: Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; e parte de Assistência Social foi separada em uma nova pasta.

As secretarias de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural foi dividida em duas novas pastas, sendo uma: Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; e outra especificadamente para o Desenvolvimento Rural. Extinguiu a secretaria de Parcerias Públicas e recriou sobre a secretaria de Parcerias e Concessões.

Vejamos a seguir a configuração do novo secretariado de Eduardo Leite:

Artur Lemos Júnior (Casa Civil)

Advogado por formação, foi diretor e presidente da Fundação Zoobotânica, entre 2006 e 2011. Entre 2015 e 2016, foi secretário-adjunto da Secretaria de Minas e Energia. De 2019 a 2020, atuou como secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS. Desde 2021 vem atuando como secretário da Casa Civil.

Eduardo Cunha da Costa (PGE)

O procurador-geral é graduado em direito, com pós-graduação e doutorado na área. Eduardo Cunha da Costa ingressou na PGE em 2007, atuou em Santana do Livramento, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Assumiu o comando do órgão em 2019 e, atualmente, presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CONPEG).

Raquel Teixeira (Educação)

Raquel Teixeira é doutora em letras e linguística, é também ex-deputada federal por Goiás, e ex-secretária de educação do mesmo estado. Raquel permanece no cargo que assumiu em março de 2021, substituindo Faisal Karam (PSDB). Como um dos nomes que havia sido cotada para ser substituída, permanece em razão da prioridade de um nome técnico na educação, pauta prioritária da segunda gestão de Eduardo Leite.

Tânia Moreira (Comunicação)

A jornalista Tânia Moreira volta a comandar a secretaria de comunicação depois de licenciar-se para trabalhar na coordenação da campanha de Eduardo Leite. Já atuou como secretária de comunicação de Porto Alegre em 2017, como diretora de programação da TVE e estava desde o início da gestão de Eduardo em 2018 como secretária de comunicação.

Luciano Boeira (Casa Militar)

O coronel Luciano Boeira da Polícia Militar passa a assumir o comando da Casa Militar, e tem como função assessorar o governador nos assuntos de natureza militar e da brigada militar, assim como auxílio na coordenação da Defesa Civil. Luciano havia ocupado anteriormente a função de chefe de gabinete da casa militar.

Pricilla Santana (Fazenda)

A nova secretária possui mestrado em direito pela Universidade Católica de Brasília (2016) e graduação em ciências econômicas pela UNB (1994). É ainda especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretária-Adjunta da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. Priscilla, perfil técnico, assume com o compromisso de retirar o estado do regime de recuperação fiscal, tendo liderado o processo nos últimos anos com o ex secretário Leonardo Busatto, que está indo para um cargo de diretoria no BRDE.

Sandro Caron (Segurança Pública)

Natural de Porto Alegre, Caron é ex-secretário da Segurança e Defesa Social do Ceará. Policial federal desde 1999, ele foi superintendente Regional no Ceará e no RS, além de diretor de Inteligência da PF. Assume com perfil de cargo técnico.

Izabel Matte (Obras Públicas)

Formada em arquitetura e urbanismo, foi coordenadora de projetos urbanos (2005-2012) e posteriormente secretária de planejamento estratégico e orçamento da prefeitura de Porto Alegre (2013-2016), totalizando mais de 16 anos como comissionada da prefeitura de Porto Alegre. Desde 2019 atuava como secretária adjunta de governança e gestão estratégica, sendo agora responsável pelas diretrizes de uma das pastas com maior orçamento do estado.

Beto Fantinel (Assistência Social)

Beto Fantinel (MDB) é deputado estadual reeleito com 49.771 votos. Com formação em técnicas agrícolas e ciências políticas, atuará na pasta de assistência social com foco nos programas de distribuição de renda do estado, como o Devolve ICMS. De perfil conciliador e articulador, comandará a pasta para fazer interlocução com partidos de esquerda e programas federais como Bolsa Família e programas de Bem Estar Social.

Arita Bergmann (Saúde)

Arita Gilda Hübner Bergmann assistente social de formação, é secretária da Saúde do estado desde 2019, ocupando o cargo durante todo o combate à pandemia de Covid-19. Ela já foi secretária municipal da Saúde em São Lourenço do Sul.

Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural)

Ronaldo Santini, advogado de formação pela UniCEUB de Brasília, foi assessor do falecido deputado Osvaldo Biolchi. Reeleito como deputado estadual com 28.294 votos pelo PODEMOS, já havia sido secretário de turismo no primeiro mandato de Eduardo Leite e retorna para assumir a nova pasta de desenvolvimento rural.

Juvir Costella (Logística e Transportes)

Deputado estadual Reeleito com 66.971, Juvir Costella volta a assumir a pasta de Logística e Transportes após licenciamento para concorrer como deputado estadual. A pasta é uma das mais importantes e com maior orçamento, sendo responsável pelo DAER e DNIT no RS. Também, ficará sobre sua égide pautas de grande contencioso estadual como pedágios e as concessões de rodovias do RS.

Beatriz Araújo (Cultura)

Beatriz Araújo iniciou sua carreira como assessora da presidência na Fundação de Cultura, Lazer e Turismo de Pelotas, sendo por duas vezes secretária de Cultura da cidade na gestão de Eduardo Leite e consequentemente da prefeita de pelotas Paula Mascarenhas, sendo licenciada para assumir a secretaria de cultura do estado da qual está no comando até hoje. Participou ativamente do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários de Estado da Cultura como vice-presidente na defesa das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico)

Ernani Polo (PP) é deputado estadual desde 2011. Foi presidente da Assembleia Legislativa em 2020 e secretário estadual da Agricultura entre 2015 e 2018, no governo de José Ivo Sartori (MDB). Ernani Polo entra como indicado a uma das pastas mais importantes do estado para diretrizes de políticas públicas. Ernani foi crítico do governador Eduardo Leite na campanha e apoiou Onyx Lorenzoni no segundo turno e assume como indicação política do PP para compor a base e abre espaço para o deputado Issur Koch, seu suplente, assumir como deputado estadual.

Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional)

Gilmar Sossella é indicação do PDT que apoiou Eduardo Leite no segundo turno. Sua trajetória política conta com cargos como vereador e prefeito de Tapejara, no Norte do estado e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e deputado estadual por três mandatos. Novamente eleito deputado estadual em 2022, assume a secretaria renomeada que terá sob sua tutela as agencias de trabalho estadual como a coordenação dos SINES e FGTAS.

Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões)

Natural de Ituiutaba (MG), Pedro Capeluppi é economista e funcionário de carreira da Secretaria do Tesouro nacional, foi titular de secretarias nos governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). Com perfil técnico, terá como missão finalizar os processos de privatizações e concessões como Cais Mauá e CORSAN.

Luiz Henrique Viana (Sistemas Penal e Socioeducativo)

Luiz Henrique Viana é ex-deputado estadual, estando como suplente da federação PSDB-Cidadania. Henrique Viana foi indicado político do PSDB.

Danrlei de Deus (Esporte e Lazer)

Leticia Boll Vargas presidente do PSD assume a pasta até fevereiro, quando Danrlei, reeleito deputado federal pelo terceiro mandato retornará ao comando da pasta. Danrlei reassumirá o comando com a missão de dar continuidade ao trabalho e concluir os projetos de um investimento recorde na pasta, um aporte de R$ 125,8 milhões com as contrapartidas no esporte, em especial, a dupla grenal.

Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura)

Marjorie Kauffmann é graduada em Engenharia Florestal, mestra em Ambiente e desenvolvimento e doutora em Geociências. Sua trajetória é como professora universitária, tendo assumido como cargo técnico a presidência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), entre 2019 e 2022 e, com a troca de secretariado com a eleição de 2022, se tornou secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura no governo Ranolfo Vieira. Permanece como secretária para a gestão Eduardo Leite como uma das indicações técnicas numa pasta central de preocupação para atração de investimentos internacionais no estado do Rio Grande do Sul.

Giovani Feltes (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação)

Ex-deputado federal, concorreu a última eleição e mesmo com 91.887 votos não foi eleito, ficando como primeiro suplente do MDB. Tem uma extensa trajetória política, foi vereador por 12 anos e prefeito de Campo Bom por 3 mandatos, assim como deputado estadual e deputado federal pelo período de 2018-2022. Foi ex-secretário da fazenda do governo Sartori e assume uma das secretarias com maior visibilidade no interior como resultado da indicação política de composição do MDB. Terá como desafios a criação de políticas públicas de colchão de impacto econômico sobre secas no RS, que assolaram especialmente o agro em 2021 e 2022.

Vilson Covatti (Turismo)

Vilson Covatti (PP) é membro da direção estadual do Partido Progressistas, foi deputado estadual por três mandatos e federal por outros dois mandatos, escolheu não concorrer para dar espaço para seu filho, Covatti Filho, ser eleito deputado federal. Indicação política, Vilson Covatti, nome ligado ao agro, assume com a promessa de promover o turismo gaúcho do interior.

Simone Stulp (Inovação, Ciência e Tecnologia)

Simone é química de formação e doutora em engenharia de materiais. É ex-diretora do Parque Científico e tecnológico do Vale do Taquari e ex-secretária-adjunta de inovação. A pasta é responsável pela interlocução com universidade, setores das empresas privadas de tecnologia e o governo. Simone ficará responsável logo no início de sua gestão pela implementação da segunda fase do projeto da Indústria 4.0 e da segunda edição do South Summit.

Carlos Rafael Mallmann (Desenvolvimento Urbano e Metropolitano)

Carlos é pós-graduado em direito e atual secretário da pasta desde abril de 2022. Na atual gestão estadual, coordenou o programa Pavimenta, que leva obras de infraestrutura a municípios em parceria com prefeituras.

Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão)

Claudio Gastal é graduado na área de Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com mestrado em Sistemas de Informações pela PUC-Campinas. Trabalhou diretamente com a diretoria da Gerdau e foi um dos idealizados do (MBC) Movimento Brasil Competitivo. Também foi secretário de planejamento e gestão da prefeitura de Pelotas quando Eduardo era prefeito da cidade, e secretário de Planejamento, Governança e Gestão desde o 2019. Gastal permanecerá como secretário somente em janeiro, enquanto tramita sua nomeação para presidência do Badesul.

Mateus Wesp (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos)

Matheus Wesp é advogado e especialista em Teoria do Direito, possui Mestrado e Doutorado em Direito Público na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É ex-deputado estadual, estando como suplente por não ter sido reeleito. No governo de Eduardo Leite, foi relator do Orçamento do Estado por quatro anos, além de Líder do Governo na Assembleia Legislativa e Líder da Bancada do PSDB. Entra no quadro de indicações políticas do PSDB.

Lisiane Lemos (secretaria extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade)

Nascida em Pelotas, Lisiane Lemos é especialista em tecnologia, tem graduação em Direito, dois MBAs e um pós-MBA em Governança Corporativa. Atua como mentora no programa de startups do Google, Black Funders Fund, e é professora no MBA de Tecnologia para Negócios da PUCRS. Mesmo não tendo experiência prévia com governo, a secretaria foi criada para estimular a conexão do governo com pautas de diversidade e de gênero. É um nome ligado ao PSOL.

Tenente-coronel Euclides Neto (Chefe de Gabinete)

O Tenente Coronel Euclides Neto foi chefe de segurança de Eduardo Leite e um dos coordenadores de campanha em 2018 e novamente em 2022. Era um dos seus assessores de maior confiança e assume agora como chefe de gabinete, cargo este que tem status de secretário estadual.

A secretaria de Habitação e Regularização Fundiária ainda aguarda a indicação do nome para a pasta.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: