Eleição para governador terá 2° turno em 12 estados da Federação
04 de outubro de 2022
Quinze governadores foram eleitos no primeiro turno das eleições, no último domingo (02/10), sendo que doze reelegeram o atual governante. Nos estados do Paraná, Pará e Mato Grosso, os reeleitos venceram a eleição com ampla vantagem.
Nos demais 12 estados da Federação haverá segundo turno, assim como na disputa presidencial. Os eleitores voltarão às urnas no dia 30 de outubro. Nessas unidades da federação, nenhum dos candidatos atingiu mais de 50% dos votos válidos para vencer a disputa em primeiro turno.
A apuração dos votos teve algumas surpresas, como a virada de Tarcisio de Freitas (Republicanos) em São Paulo. Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto até a véspera do pleito, obteve 42,38% dos votos válidos, contra 35,63 de Fernando Haddad (PT), com quem disputará o segundo turno, colocando fim à hegemonia tucana no estado.
Outro candidato que aparecia na vice-liderança das pesquisas, Jerônimo Rodrigues (PT) também surpreendeu e obteve o primeiro lugar na Bahia, com 48,9%, contra 41,2% do segundo colocado, ACM Neto.
No Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL), com 37,50%, chegou na frente e enfrentará Eduardo Leite (PSDB), com 26,81% cuja as pesquisas mostravam um cenário inverso.
No estado de Pernambuco, duas mulheres passaram disputam o segundo turno: Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB).
Em Santa Catarina o senador Jorginho Mello (PL), ficou a frente e recebeu 38,61% dos votos válidos, o candidato petista Décio Lima (PT) surpreendeu e conseguiu ultrapassar Moisés (Republicanos), que era o favorito para a segunda vaga. Será a primeira vez em que um petista disputará o governo do estado.
Vejamos como será disputado o segundo turno entre os seguintes candidatos:
Estado de Alagoas
Estado do Amazonas
Estado da Bahia
Estado do Espírito Santo
Estado do Mato Grosso do Sul
Estado da Paraíba
Estado de Pernambuco
Estado do Rio Grande do Sul
Estado de Rondônia
Estado de Santa Catarina
Estado de Sergipe
Estado de São Paulo
AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial