EXONERADO O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ E NOMEADO ABRAHAM BRAGANÇA DE VASCONCELLOS WEINTRAUB

09 de abril de 2019

Publicado na segunda-feira (08/04) em edição extraordinário do Diário Oficial da União (DOU), decreto que exonerou o professor Ricardo Vélez Rodrígue, do cargo de Ministro de Estado da Educação.

Considerada uma das pastas mais importantes de todo o governo, o Ministério da Educação esteve mergulhado em brigas internas e decisões polêmicas adotadas pelo agora ex-ministro.

A exoneração de Vélez Rodríguez é a segunda baixa no ministério do governo Jair Bolsonaro. Há cerca de um mês, o advogado Gustavo Bebianno deixou a Secretaria-Geral.

O mesmo decreto trouxe a nomeação do professor Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub, para o cargo de Ministro de Estado da Educação, ficando exonerado do cargo que exercia anteriormente.

Abraham Weintraub já trabalhava no governo Bolsonaro como secretário-executivo da Casa Civil, segundo cargo mais importante da pasta alocada no Palácio do Planalto. Abraham era o substituto imediato de Onyx Lorenzoni, mas também responsável por endereçar questões relevantes para o governo, de cunho econômico ou de outras áreas.

O novo titular do MEC atuou na equipe do governo de transição. Junto com o irmão, Arthur Weintraub, foi responsável pela área de Previdência no período. Arthur atualmente é assessor especial da Presidência da República.

Abraham Weintraub é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1994) e mestre em administração na área de finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desde 2014 e atuou no mercado financeiro por mais de 20 anos.

Na iniciativa privada, trabalhou no Banco Votorantim por 18 anos, onde foi economista-chefe e diretor, e foi sócio na Quest Investimentos. também já foi membro do comitê de Trading da BM&FBovespa.

Clique aqui para acessar a íntegra do Decreto.

Com Informações da Revista Exame

Compartilhe: