Hugo Motta e Davi Alcolumbre vencem eleições e confirmam o Centrão no comando do Congresso

Atualizado em 05 de fevereiro de 2025 às 10:57 am

A eleição para os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como para os demais cargos das Mesas Diretoras das casas legislativas, ocorreu neste sábado (01).

Com os favoritismos confirmados, na Câmara, a vitória foi do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que sucede a Arthur Lira (PP-AL) na presidência. Já na presidência do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) vai ocupar o posto que era de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Além dos novos presidentes, foram também compostas as novas Mesas Diretoras de ambas as casas legislativas. As Mesas Diretoras são o comando da Câmara e do Senado, compostas por 7 cargos titulares em cada uma, que são escolhidos pelos partidos e alianças internas do Congresso Nacional.

Chama atenção a presença do Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, na primeira vice-presidência de ambas as casas. Esse cargo é o que substituiu o presidente em suas ausências e é autorizado pela Constituição Federal a promulgar uma lei. Também é de se notar que do total das 14 vagas para o comando do Poder Legislativo, 9 estão com políticos eleitos pela região Nordeste.

Eleição na Câmara de Deputados

Tendo acordo firmado para sua candidatura entre 17 partidos, Hugo Motta, do Republicanos, foi eleito presidente da Câmara de Deputados em primeiro turno, com 444 votos.

Integraram o bloco de apoio os partidos PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.

Apenas o PSol e o Novo não declararam apoio e lançaram candidatos próprios para marcar posição. Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) teve 22 votos e Marcel Van Hatten (Novo-RS), 31 votos.

Com 35 anos, Hugo Motta é o deputado mais jovem a ser eleito presidente da Câmara de Deputados. Ele iniciou jovem na política e está no quarto mandato como deputado federal. Na última eleição, em 2022, foi o mais votado na Paraíba, com 158.171 votos.

Em seu primeiro discurso como presidente, Hugo Motta foi enfático na defesa da democracia: “Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, com a democracia”, disse ele.

Motta assegurou que é preciso estabilidade econômica no país, afirmando que não há nada pior do que a inflação. Para ele, a estabilidade virá de medidas de responsabilidade fiscal, nas quais deve trabalhar. Além da pauta econômica, informou que a Câmara focará em projetos de segurança pública, saúde, transição energética e inteligência artificial.

Após a eleição do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para presidente da Câmara dos Deputados, foram eleitos os demais parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Casa.

Antigo líder do PL na Casa, Altineu Côrtes (PL-RJ) é o novo 1º vice-presidente. Seu cargo decorre do acordo feito para que o ex-presidente Jair Bolsonaro apoiasse a candidatura de Hugo Motta. O PT, partido do presidente Lula, passou a ocupar a 1ª secretaria com o deputado Carlos Veras (PT-PE).

A Mesa Diretora da Câmara de Deputados está com a seguinte composição:

– Primeira Vice-Presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ), com 440 votos;

– Segunda Vice-Presidência: Elmar Nascimento (União-BA), com 427 votos;

– Primeira Secretaria: Carlos Veras (PT-PE), com 427 votos;

– Segunda Secretaria: Lula da Fonte (PP-PE), com 437 votos;

– Terceira Secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE), com 445 votos;

– Quarta Secretaria: Sergio Souza (MDB-PR), com 432 votos.

Eleição no Senado Federal

No Senado Federal, o favorito para presidir a Casa, Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito com 73 votos. Ele derrotou outros dois candidatos registrados, os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), registraram apenas 4 votos cada um.

Davi recebeu o apoio formal de oito partidos: União, MDB, PP, PL, PDT, PT, PSB e PSD. Ainda, três senadores afastados para exercer cargos de ministro de Estado voltaram ao Senado para a votação: Camilo Santana (Educação), Carlos Fávaro (Agricultura) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

Davi Alcolumbre ocupa o cargo de Presidente do Senado Federal pela segunda vez, ele já comandou a Casa entre 2019 e 2021. David Alcolumbre tornou-se deputado federal ainda em 2002 e, atualmente, está no seu segundo mandato como Senador.

No seu primeiro discurso como presidente da Casa, Davi reforçou que o amplo apoio a sua eleição demonstra que o Senado está unido e que na sua presidência haverá uma “casa de iguais”. Afirmou que “cada senadora e senador terá voz e espaço, independentemente de sua ideologia ou orientação política.”

O novo presidente eleito na Câmara apontou que se empenhará para respeitar acordos e reafirmou o compromisso com o colégio de líderes, reconhecendo sua importância estratégica nos trabalhos da Casa.

Após a eleição do senador Davi Alcolumbre (União-AP) para presidente do Senado Federal, foram eleitos os demais parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Casa.

A votação foi feita por aclamação e os partidos de centro e centro-direita mantiveram o domínio de 4 dos 7 cargos titulares. A Mesa Diretora do Senado Federal está com a seguinte composição:

– Primeira-Vice-Presidência: Eduardo Gomes (PL-TO)

– Segunda-Vice-Presidência: Humberto Costa (PT-PE)

– Primeira-Secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB)

– Segunda-Secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)

– Terceira-Secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA)

– Quarta-Secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)

O PT e a base aliada do governo formalizaram acordos apoiando as candidaturas do deputado Hugo Motta e do senador Davi Alcolumbre. Contudo, nenhum dos dois parlamentares é da base governista e ambos fizeram acordos também com o PL, de Jair Bolsonaro. Ao presidente Lula interessa começar bons diálogos com os novos presidentes o quanto antes, para votar com tranquilidade pautas polêmicas que ficaram pendentes, como o orçamento de 2025.

As vitórias de Motta e Alcolumbre mantêm o chamado Centrão no controle do Congresso. O novo Presidente da Câmara, Hugo Motta tende a adotar um tom mais moderado, sem abrir mão da influência do Centrão, considerando seu perfil à semelhança de Arthur Lira e inclusive de seu antecessor, Rodrigo Maia, com grande capacidade de articulação interna.

A eleição no Congresso ocorreu em meio a negociações para uma reforma ministerial, onde Gleisi Hoffmann (PT) está cotada para assumir a Secretaria Geral da Presidência. Por fim, nesse cenário de ebulição política, Lula tenta reverter a queda na popularidade em 2025.

AGF Advice Consultoria Legislativa e Relações Governamentais