Instabilidade em aplicativo suspende votação das prévias do PSDB

23 de novembro de 2021

As prévias presidenciais do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), que foram realizadas no último domingo (21/11), foram interrompidas em razão de uma instabilidade no aplicativo disponibilizado pelo partido para que os filiados votassem no candidato do partido à Presidência da República nas eleições de 2022.

O processo de votação em urna eletrônica foi concluído, entretanto, o processo de votação em aplicativo encontra-se pausado desde então. Os usuários reclamaram de falhas na plataforma. Entre os problemas identificados, foram relatados erros no momento em que tentavam realizar o reconhecimento facial.

A votação teve início às 7h do último domingo (21/11) e estava prevista para encerrar às 15h. No entanto, durante a manhã, devido a problemas na plataforma, a sigla chegou a prolongar o pleito até as 18h.

Em nota divulgada pelo PSDB, a sigla informou que a votação pelo aplicativo foi pausada em razão da infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias, ressaltando que os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo do domingo serão totalizados ao final do processo de votação e que a segurança do sistema não foi afetada.

O PSDB anunciou nesta segunda-feira que a votação das prévias presidenciais do partido será concluída até o próximo domingo (28/11). A decisão foi tomada em conjunto pela direção do partido e pelos três pré-candidatos.

Disputam as prévias do partido para as eleições presidenciais de 2022 o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o governador de São Paulo, João Doria.

Os candidatos João Dória e Arthur Virgílio, divulgaram uma nota conjunta, onde defendem a prorrogação do encerramento do processo para o dia 28/11, próximo domingo. Os candidatos ressaltaram que “é urgente retomar o processo de escolha do candidato em respeito aos filiados tucanos e o seu direito de votar.”

Vejamos a íntegra da Nota publicada por João Doria:

A campanha do candidato João Doria confirma apoio às soluções anunciadas pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. A democracia interna exige respeito aos filiados que se cadastraram para votar. Existem soluções para garantir as manifestações de todos os filiados que se inscreveram nas prévias. É preciso concluir o processo eleitoral de consulta interna. Qualquer alternativa que não seja a rápida conclusão da votação é um desrespeito à vontade da maioria partidária. É violentar as prévias. É negar a democracia.

Vejamos a íntegra da Nota publica por Eduardo Leite

A campanha de Eduardo Leite continua aguardando as respostas sobre o processo de votação das prévias e de que forma elas podem ser encerradas, com o voto dos filiados, o mais rápido possível.

São perguntas que até agora não foram respondidas: o que houve com o aplicativo? Ele tem condições de continuar sendo o instrumento de votação? Houve algum ataque hacker? O app de votação será substituído? Por qual Instrumento? De qual empresa? Com qual segurança técnica?

Eduardo Leite, atual Governador do Estado do Rio Grande do Sul, se disse a favor da conclusão do processo em, no máximo, 48 horas, referindo que “a campanha de Eduardo Leite aceita mais 48 horas de votação, desde que garantida a capacidade técnica para votação de todos os cadastrados que assim desejarem.” 

Desse modo, não concorda com a proposta apresentada pelo presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, de encerrar a votação até o próximo domingo. Leite, defende que o pleito seja concluído de forma imediata. Além disso, ressalta que a nota divulgada pelo partido está equivocada ao afirmar que a decisão foi tomada em conjunto pela direção e pelos 3 pré-candidatos.

Vejamos a íntegra da Nota publicada pelo PSDB

A votação para escolha do candidato do PSDB à presidência da República será concluída até o próximo domingo, dia 28. A decisão foi tomada em conjunto pela direção do partido e pelos três pré-candidatos.

O partido ainda aguarda manifestação da empresa contratada, a Faurgs. Se, até esta terça-feira, ela não oferecer garantias concretas de viabilidade e robustez da solução contratada, o PSDB adotará tecnologia privada para concluir o processo de prévias. Em qualquer alternativa, a integridade do processo eleitoral será rigorosamente observada.

Como afirmado em nota divulgada ontem, até o momento a Faurgs não apresentou conclusões sobre as razões das dificuldades.

Reiteramos que todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados.

Há 44.700 filiados habilitados a votar, entre integrantes com mandato e sem mandato. Desses, 39.737 filiados estavam cadastrados no aplicativo, além de cerca de 4.000 vereadores.

As eleições prévias funcionam da seguinte maneira:

                                                                      Fonte: Poder360

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: