NOVO ANUNCIA MARCEL VAN HATTEM PARA DISPUTAR PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Atualizado em 23 de janeiro de 2019 às 3:58 pm

O deputado eleito Marcel Van Hattem (Novo-RS) anunciou nesta terça-feira (22) sua candidatura à Presidência da Câmara. Van Hattem defende um mandato com mais transparência, mais eficiência e com foco na fiscalização do poder Executivo. Ele também se manifestou favoravelmente às reformas da previdência, tributária e política.

As principais bandeiras defendidas pela candidatura são as seguintes: reforma da previdência; reforma política, prioritariamente com o fim do fundo partidário; cortes de gastos na própria Câmara; e valorização do trabalho dos deputados, com menos comissões, mais clareza no regimento, entre outros temas.

Van Hattem tem 33 anos e a Constituição exige a idade mínima de 35 anos para ocupar o cargo da Presidência da República – o presidente da Câmara é o segundo nome na linha de substituição do presidente da República. Segundo ele, advogados do partido avaliaram que isso não é um empecilho para sua candidatura à Presidência da Câmara, já que a única exigência constitucional para ocupar o cargo é ser brasileiro nato.

Eleito pelo Rio Grande do Sul, Marcel Van Hattem foi um dos campeões de votos desta eleição com 349.855. Ele já foi deputado estadual e vereador.

Lembrando que Rodrigo Maia (DE/RS) concorre à reeleição, já tendo obtido o apoio do PSL, a segunda maior bancada da Casa com 52 deputados. O partido de Bolsonaro pretende ter uma vaga na Mesa Diretora e a Presidência de Comissões importantes como Comissão de Constituição e Justiça (onde tramitam todos os projetos) e Comissão de Finanças e Tributação. Já PT, PSOL e PSB foram um bloco contrário a recondução do parlamentar à Presidência da Casa, enquanto PCdoB e PDT apoiam Maia.

Com informações do Jornal do Comércio

Compartilhe: