VEJA QUEM SÃO OS 27 GOVERNADORES ELEITOS NO PLEITO DE 2018

Atualizado em 31 de outubro de 2018 às 1:07 am

No último domingo (28/10), os eleitores decidiram em 2° Turno os nomes de 14 (quatorze) governadores que devem comandar os estados a partir do ano de 2019. Os outros 13 (treze) governadores foram eleitos ainda no 1º turno, no dia 07/10.

Representantes de 13 partidos diferentes foram eleitos governadores dos 26 estados e do Distrito Federal nas eleições de 2018. Apesar da derrota em âmbito nacional de Fernando Haddad para Jair Bolsonaro (PSL) na corrida presidencial, o PT elegeu quatro candidatos nos estados, número superior a todas as outras legendas.

Em comparação com 2014, o partido que mais perdeu representantes foi o MDB, chamado anteriormente de PMDB. Há quatro anos, o partido foi maioria e elegeu sete governadores, já em 2018, foram três.

Se por um lado o PMDB perdeu força, o contrário se aplica ao PSL. Sem nenhum eleito em 2014, o partido seguiu na onda do novo presidente Jair Bolsonaro e terá três representantes nos estados. PSD e PSB também elegeram três governadores cada nestas eleições.

Vejamos cada um dos governadores eleitos nos estados:

 

O PT foi o partido que conquistou mais estados: Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Esses estados somam 30,6 milhões de habitantes e tiveram a eleição definida em 1º turno. No Rio Grande do Norte, a disputa foi definida no 2º turno.

Já o PSDB é a sigla que governará para o maior número de habitantes. No total, 59,6 milhões de pessoas serão comandadas por governadores do PSDB, sendo nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O PSL, sigla de Jair Bolsonaro, eleito presidente no último domingo, terá governadores nos Estados de Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Compartilhe: