SE ELEIÇÕES FOSSEM HOJE, 19 CAPITAIS BRASILEIRAS TERIAM 2º TURNO
20 de outubro de 2020
Nas Eleições Municipais de 2020, com base nas últimas pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), apenas três capitais brasileiras poderiam decidir seus prefeitos já em 1º turno, Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR). Nessas capitais as intenções de voto do 1º colocado superam as intenções de votos de todos os outros candidatos. Entretanto, em quatro capitais brasileiras o cenário ainda está indefinido, Natal (RN), São Luís (MA), Florianópolis (SC) e Salvador (BA). Nas demais capitais, será necessário a realização de 2º turno.
Deste modo, destacamos abaixo o panorama das Eleições Municipais de 2020, por região, até o presente momento.
– Região Sudeste
Em São Paulo (SP), a maior e mais rica cidade do país, o pleito eleitoral ainda está indefinido. De acordo com as últimas pesquisas eleitorais realizadas, Celso Russomano (REPUBLICANOS) e Bruno Covas (PSDB) iriam disputar o 2º turno da capital paulista.
Em contrapartida, também na região Sudeste se observa a maior diferença entre um candidato e outro. Na cidade de Belo Horizonte (MG), o candidato a prefeito, Alexandre Kalil (PSD) tem 59% das intenções de votos, de acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo Ibope, enquanto em seguida aparece o candidato João Vitor Xavier (CIDADANIA), com apenas 7%, empatado em segundo lugar com os demais candidatos, considerando a margem de erro.
No Rio de Janeiro (RJ), o pleito municipal de 2020 ainda está indefinido. Embora o candidato Eduardo Paes (DEM) apresente 30% das intenções de voto, os demais candidatos, somados, superam as intenções de voto. O atual prefeito, candidato à reeleição, Marcelo Crivella (REPUBLICANOS), aparece em segundo lugar, contando com 12% das intenções de votos.
– Região Sul
Na capital do Paraná (PR), Curitiba, o pleito eleitoral já estaria definido em 1º turno. De acordo com as últimas pesquisas eleitorais realizadas pelo Ibope na capital paranaense, o candidato Rafael Greca (DEM) se elegeria em 1º turno, com 47% das intenções de voto, enquanto os demais candidatos, juntos, somam 27%.
Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o pleito seria estendido ao 2º turno, considerando que não há grande divergência nas intenções de votos. Conforme os resultados das pesquisas do Ibope, a candidata Manuela D’Avila (PT) aparece em primeiro lugar, contudo, sem grande discrepância dos demais candidatos, contando com 24% das intenções de votos. Os candidatos José Fortunati (PTB), Sebastião Melo (MDB) e Nelson Marchezan Junior (PSDB), que concorre à reeleição, considerando a margem de erro, estão tecnicamente empatados.
Na capital Catarinense, Florianópolis (SC), o pleito ainda está indefinido.
– Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, na capital do Mato Grosso do Sul (MS), Campo Grande, o candidato à prefeitura Marquinhos Trad (PSD) poderá ser reeleito, ainda no 1º turno, considerando que apresenta mais intenções de votos do que a soma de todos os adversários, de acordo com o a pesquisa do Ibope.
Entretanto, as capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO) deverão estender o pleito municipal para o 2º turno.
– Região Nordeste
No Nordeste, as disputas às Eleições Municipais de 2020 estão indefinidas em todas as capitais da região. Em Salvador e São Luís há candidatos liderando com ampla vantagem, entretanto, ainda não há como saber se alguma disputa poderá ser definida já em 1º turno.
– Região Norte
As disputas também estão indefinidas em todas as capitais da região Norte. Apenas em Belém (PA) a decisão poderá sair ainda no 1º turno, considerando que o candidato Edmilson Rodrigues (PSOL) apresenta 39% das intenções de voto. Todavia, as intenções de voto de todos os outros candidatos somadas encostam no percentual de Edmilson.
As pesquisas citadas foram realizadas pelo Ibope (Instituo Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) no período de 30 de setembro a 2 de outubro.
Informações de Poder 360