SETOR DE TI REUNE-SE COM CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO – ENCONTRO PROMOVIDO PELO CETI RS
Atualizado em 21 de setembro de 2018 às 5:15 pm
Encontro promovido pelo CETI RS, nesta terça-feira (18), com o candidato ao Governo do Estado, José Ivo Sartori – MDB, reunindo as principais entidades de TI do Estado. O Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação do RS é constituído por várias entidades do setor de TI.
O presidente do SEPRORGS, Diogo Rossato, o Diretor Financeiro da entidade e Presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática – Fenainfo e da CONTIC, Edgar Serrano, o Diretor Rafael Sebben e a Assessoria legislativa das entidades e Diretora da AGF Advice, Ana Paula Gaiesky Oliva, participaram de café da manhã com o candidato à reeleição ao governo do RS, José Ivo Sartori, em iniciativa promovida pelo CETI RS.
Participaram, ainda, representantes de outras entidades do setor e órgãos, como Susana Kakuta, Secretária de Minas e Energia e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; José Antonio Antonioni, presidente da SOFTSUL Agente SOFTEX, e Antonio Ramos Gomes, presidente da PROCERGS.
No encontro, as entidades apresentaram as principais pautas do setor de TI. Entre elas destacam-se: concessão de maiores incentivos às empresas de TI e investimento e atração de novos negócios voltados para economia digital; políticas Públicas para a inclusão do Estado no ecossistema de TI, visando acelerar a evolução do RS para uma economia digital e orientar a transformação digital promovendo, desta forma, o desenvolvimento do setor; incentivo a criação de Parques tecnológicos; fomento a criação e o desenvolvimento do ecossistema de “startups” de base tecnológica nos diversos setores de inovação do RS; entre outras.
Além disto, a falta de profissionais qualificados para o setor tecnológico é outra bandeira histórica do segmento, principalmente nos últimos anos, com o crescimento exponencial de toda indústria de software e hardware.
Ao priorizarmos o desenvolvimento de atividades de economia digital, diversos problemas enfrentados pela administração pública podem ser minorados ou até mesmo sanados.
TI é um segmento transversal que atinge as mais diversas áreas do conhecimento, sendo imprescindível a implementação de políticas para ampliação das empresas de base tecnológica no RS.